segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Princípios da Acupuntura “Yin e Yang e 5 Elementos

Como Acupunturista, eu tive a honra de conhecer e aprender com vários e grandes mestres da acupuntura, pessoas que carregavam em si a simplicidade e a sabedoria sendo como parte inerente deles. Citar alguns nomes seria injusto, pois poderia esquecer alguns destes eternos amigos.
Esses contactos foram importantes para mim, pois contribuíram e ainda hoje contribui para o meu crescimento profissional e até pessoal, agradeço sempre a Deus por permitir estes encontros, carregados do simples, mesmo com tantos conhecimentos envolvidos.
Estou me referindo a este fato de minha vida, porque hoje tento explicar um pouco do que sei e aprendi sem medos de esconder determinados “segredos” porque acredito que o conhecimento é a única obra que podemos deixar aos que ficarem.
Hoje resolvi mostrar um vídeo de forma simplificada e reduzida sobre duas teorias que também são o alicerce da acupuntura, visto que é a dificuldade de vários alunos, transformarem teorias em prática clínica. Para o raciocínio ocidental, isso é um pouco difícil, devido ao fato de que nós aprendemos a departamentalizar o ser humano e não vê-lo como um ser todo e indivisível.
Estas teorias também fazem relações entre o cheio e vazio podendo ser verdadeiros ou falsos, bem como com energias naturais (vento, calor, frio, umidade, secura), além de relações dos órgãos com os nossos cinco sentidos, emoções, regiões corporais (pele, pelos, cabelos, cérebro, medulas, glândulas, ossos, articulações,  derme, sistema conjuntivo, sistema linfático, sistema neuromuscular, sistema imunológico, líquidos orgânicos, sangue, dentre outros).
Tais teorias são a base para determinar um diagnóstico à luz da acupuntura, principalmente descobrir a raiz do distúrbio e seus respectivos sintomas.
Desejo que vocês possam apenas analisar este vídeo como uma pequena introdução (prefácio do prefácio) a esta fabulosa ciência, e que caso deseje aprofundar algumas questões, sempre estarei à disposição.
Um abraço do amigo
Heitor Casado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário