sábado, 8 de janeiro de 2011

A Atuação da Acupuntura na Hérnia de disco.

Para a Medicina Ocidental o que é Hérnia de disco?

"Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região."

Na nossa atualidade uns dos grandes problemas que ocorre na população são distúrbios da coluna. Vários desses fatos têm seu início em nossa infância, quando muitas vezes somos obrigados a carregar vários livros e materiais didáticos em nossa mochila escolar, um peso excessivo que, com a continuidade, chega a prejudicar algumas pessoas no seu futuro quando adulto ou até mesmo enquanto criança.

Quando estava no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o presidente em exercício na época citou estatisticamente, a discrepância do numero percentual dos motoristas de coletivos que eram prematuramente aposentados por invalidez devido a problemas na coluna vertebral. Em 05/05/2004 A Justiça do trabalho, não só incluiu a hérnia de disco está como risco da profissão de motorista, mas no 2º lugar da a lista fatores de risco do trabalho perdendo apenas para acidentes. Em 06/04/2006 desenvolveu uma lista de precaução, para os profissionais de coletivos, porém, em minha opinião, esta lista ainda esta muito longe de obter resultados satisfatórios. (www.trt14.jus.br/.../Mar.../00865.2005.003.14.00-1_RORA.pdf)

Infelizmente o procedimento da medicina ocidental costuma se resumir ao uso de analgésicos e antiinflamatórios ou em casos mais graves até intervenções cirúrgicas.
A fisioterapia, hoje possui vários recursos para tratar este mal, contudo, tanto na medicina bem como na fisioterapia onde o paciente pode contar com o eficaz método de RPG, ainda há recidiva do quadro, e a pergunta, é por quê?
Na acupuntura também em alguns (poucos) pacientes há também recidiva do quadro devido ao fato de que na prática da acupuntura o profissional trata o paciente de forma individual tentando descobrir a raiz do problema. Por exemplo, dois pacientes podem estar com lombalgia, o que para a medicina ocidental, os dois têm apenas “lombalgia” e assim são tratados da mesma forma. Porém para a acupuntura os dois têm apenas “sintomas de lombalgia”. Entenda que para nós, Acupunturistas o que você sente é o sintoma, e não o problema. Lombalgia é o sintoma, a causa da lombalgia ainda precisa ser descoberta através de uma anamnese acupuntural, pois queremos tratar à causa, não o sintoma, as origens de uma simples lombalgia podem ser completamente distintas. Para você ter uma idéia existe quatorze tipos de lombalgia na acupuntura, e todos eles têm um tratamento diferenciado, e é isto que torna a recidiva do quadro um pouco menor na acupuntura do que na medicina ocidental.

Este vídeo é de um paciente que eu comecei a atendê-lo dentro do taxi que o levava para a clínica, pois não conseguia andar ele vinha deitado no banco traseiro, com diagnóstico de hérnia discal.
Depois de algumas sessões (sete), o mesmo já podia deitar-se na mesa de atendimento.
Com as sessões seguintes passei a usar técnicas reumatólogicas, o que levou a alta do mesmo, contudo depois de dois anos ele me procurou dizendo que estava sentindo um pequeno incômodo na coluna região lombar (tinha medo que voltasse a sentir as fortes dores).
Resolvemos fazer algumas sessões de acupuntura e pedi ao paciente que procurasse o seu médico, sendo que os seus exames atuais descartaram o retorno da hérnia, o que tranqüilizou a todos nós.
Assim sendo, gostaria de compartilhar desse assunto com vocês, afinal, quando se trata de Hérnia de disco todos somos vilões e vitimas deste mal.
Como sempre, estou ao dispor, tanto para esclarecer quaisquer dúvidas como para trocar conhecimento.
Um abraço do amigo
Heitor Casado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário