terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Crâniacupuntura na Lombalgia com etiologia desconhecida ( “desconhecido” é apenas algo ansiando reconhecimento)

Este caso aqui relatado trata-se de um policial municipal, que percorreu praticamente uma dolorosa Via Cruzes, percorrendo de hospital em hospital, passando por diversos especialistas, realizando inúmeros exames, contudo sem ter um diagnóstico definido.
A maior queixa do paciente é que ele sente terríveis dores nas costas, com maior freqüência na região lombar, sendo que a mesma é localizada. A dor não migra para um ou ambos os membros inferiores (é comum a pessoa que sofre com dores na região lombar, que ela venha a se propagar para as pernas), e segundo o paciente esta dor permanece por vários dias, e então, repentinamente ela some não deixando nenhum sinal. “É como se nunca estivesse dolorida as minhas costas” (diz o paciente).
Após tal conversa, e uma anamnese detalha do seu caso, ficou claro, segundo o diagnostico Acupuntural Energético que ele tem vento /calor perversos, ficando nítido em seu exame de pulso que indicava a deficiência do Qi do Rim e um escape do yang do Fígado. Na energia do seu Baço/Pâncreas existe um comprometimento devido à invasão do yang do Fígado que está agredindo a polaridade yang do Baço/Pâncreas fazendo com que o mesmo não metabolize a umidade transformando em vento/umidade/calor. Este caso é típico de calor/vazio, segundo a Teoria do Yin e Yang e os Cinco Movimentos.
Semiologia da Língua: No seu exame da língua surgiu saburra amarela fina em toda sua extensão, e a nível emocional o paciente encontra-se estressado, tendo uma insônia que varia tipo Coração com a do tipo Fígado. Para resumir esse trecho da sua anamnese, o mesmo se encontra extremamente ansioso, os seus olhos estão coçando e ele se encontra com uma excessiva formação de gases.
Então, eu junto com os alunos do CITE decidimos iniciar o seu tratamento com a Crânioacupuntura de Yamamoto, pois o mesmo estava em crise, depois na segunda etapa (ainda no mesmo dia) realizamos o agulhamento na acupuntura sistêmica, através dos pontos SHU ANTIGOS e simultaneamente a técnica da purificação que tem como objetivo primordial retirar o vento/calor perverso.
Estamos atentamente acompanhando este caso, pois os resultados de acordo com o agulhamento da Crânioacupuntura foram extremamente eficazes, o paciente referiu-se a sentir “uma corrente elétrica que percorreu todo o seu corpo” (circulação do QI), fazendo com que a sua dor desaparecesse de imediato, bem como, sentiu bem estar, tranqüilidade, e calma.
Aqueles que buscam melhorar a si mesmos não devem estar presos a teorias ou palavras, mas procurar agir de maneira impecável, utilizando quatro virtudes que devem ser conservadas: coragem, sabedoria, amor e amizade. Existem vários caminhos para isso, assim como existem várias trilhas para se chegar ao topo de uma montanha – mas este topo chama-se amor, e um verdadeiro Acupunturista deve entender esta palavra cada vez que estiver diante de uma decisão. Para isso, treine bastante, estude exaustivamente, mas também atue baseado em sua intuição, porque o amor sempre nos permite escolher o melhor caminho.

Espero que esta pequena amostra possa ajudar a todos vocês.
Abraços do amigo Heitor Casado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário