domingo, 13 de fevereiro de 2011

OSTEOARTROSE (TRATAMENTO ATRAVÉS DE DUAS AGULHAS)

Hoje vou falar de um paciente com Osteoartrose. Esta pessoa é amiga de um dos nossos funcionários, que me perguntou se eu podia atendê-lo, pois ele estava sofrendo muito com fortíssimas dores em sua coluna o que estava deixando-o impossibilitado de trabalhar (o mesmo é educador físico).  Disse que o trouxesse o mais breve possível, porém só foi possível uma semana depois porque os analgésicos e antiinflamatórios não estavam mais surtindo efeitos. Então disse que ele pedisse a algum familiar que o trouxessem mesmo em crise, por que geralmente sabemos que a acupuntura voltada para dor (normalmente reflexa) tem um resultado praticamente imediato e assim poder iniciar o tratamento, o processo de cura com a acupuntura tradicional (normalmente sistêmica). Saiba a diferênça entere Acupuntura Reflexa , que faz uso de impulsos reflexo através de estimulos acupunturais e Acupuntura sistêmica que faz uso do sistema Oriental dos meridianos .
Ao ler seu diagnóstico, decidi utilizar uma técnica que me foi ensinada por um grande mestre e amigo meu, que já não esta mais entre nós, contudo me deixou vários ensinamentos não só da acupuntura mais de sabedoria e como ele sempre dizia: “Amor com e sem a espada”.
Dentre estes ensinamentos me recordei de um em particular, para tratamentos mais severos da coluna através da utilização de apenas duas agulhas longas, como as que eu usei nesta pessoa.
Esta sessão aconteceu hoje dia (8/02/2011), onde ao término da mesma o paciente já se levantou sem dor, contudo pedi que mantivesse repouso até na próxima semana, quando faríamos a segunda sessão.
Solicitei ao nosso aluno (Dr. Rui) que realizasse simultaneamente um tratamento auricular inicialmente com agulhas e depois com sementes de mostarda baseada na Teoria do Yin/Yang. Onde os efeitos da estimulação dos pontos auriculares surtem um efeito duradouro podendo inclusive ser estimulados para quadros álgicos (dependendo do grau de conhecimento e domínio da teoria Yin e Yang, juntamente com a teoria dos 5 movimentos, pois a semente de mostarda por si só já é Yang).
Importante dizer que a maioria dos livros de Aurículoterapia refere-se a estímulos superficiais como semente de mostarda, esfera de ouro ou inox dentre outros, atuam no sentido de tonificação. Entretanto há um método eficaz, porém pouquíssimo divulgado que eu aprendi e particularmente uso e desenvolvo e tenho obtido resultados impressionantes, pois podemos usar estes estímulos como equilíbrio e até sedação mesmo em dores agudas ou crônicas.
Disse a este paciente que caso necessitasse podia vir em qualquer dia inclusive no sábado ou domingo, pois eu estaria dando aula, porém até hoje dia 10/02/2011 quinta-feira ele não estar sentindo as dores fortes, pelo contrário as dores são mínimas e que até agora não necessitou tomar remédio.
A próxima sessão está marcada para o dia 15/02/2011 terça-feira, e espero que o mesmo não necessite antecipar seu atendimento.
Abraços do amigo Heitor Casado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário