sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dores articulares (mmii) e lombalgia

Gostaria de compartilhar este vídeo com vocês para que possam ver como utilizando simplesmente o prefácio, uma sinopse de uma teoria (No caso, Meridianos Unitários), uma coisa bastante básica, pode ser extremamente benéfica para patologias agudas e crônicas, bem como em quadros álgicos.
Sou um eterno apaixonado pela Acupuntura, mesmo tendo a consciência de que aqueles que em sua maioria nos buscam já vêm com prognóstico praticamente desenganado, trazendo em mão, exames que citam suas patologias (praticamente desenganados pela medicina (ocidental) e em seus rostos as marcas de uma história de dor e sofrimento (porém, com uma esperança latente em seu coração).
Por esse motivo é comum para o Acupunturista que, muitas vezes, venham a representar para o paciente uma “tábua de salvação” e isso é compreensível devido ao comportamento e cultura adotada por nós ocidentais que costumamos o auxílio da medicina, após de já existir a enfermidade.
A Medicina Oriental e a Medina Ocidental possuem uma diferença que é gritante. A ciência da médicina ocidental, fragmentada e especializada, é baseada nos estudos experimentais da bacteriologia, fisiologia, farmacologia e pesquisa clínica, dentre outras. A identificação do nome da doença é necessária antes do tratamento e as drogas usadas são compostas principalmente de químicos sintéticos. Além das suas diversas drogas potentes, a medicina ocidental usa efetivamente a cirurgia para corrigir os danos devido a traumas, desordens genéticas ou distúrbios orgânicos. A terapia é geralmente direcionada ao local da lesão. Usando instrumentos sofisticados e computadores para diagnosticar a patologia e seu tratamento, onde infelismente alguns desses profissionais vêem o corpo humano com uma máquina, e a função da terapia como uma substituição ou reparo das partes mal-funcionantes. Em outras palavras, a medicina ocidental enfoca exclusivamente sobre o local e o mecanismo de uma enfermidade. A medicina chinesa, por outro lado, centraliza no ajuste do organismo inteiro, ela é uma filosofia, assim como uma terapia do corpo e, portanto, mais de abordagem orgânica do que mecanicista. Medicina Ocidental é voltada para tratamentos, prescrição medicinal alopática e até intervenções cirúrgicas.
A Medicina Oriental basicamente auxilia na realização de três objetivos: Ela é voltada em primeiro lugar em saúde preventiva, no caso, a filosofia primordial da Medicina Oriental e tratar da saúde antes que a doença se estabeleça no paciente. Existem consultas periódicas, onde a função do Acupunturista é manter o corpo e a mente do seu paciente saudável e em equilíbrio, caso o paciente venha a adoecer é DEVER do Acupunturista devolver a saúde do paciente “gratuitamente”. O segundo objetivo é remover a causa da enfermidade que se liga aos hsieh qi ou “qi nocivo” e por ultimo revitalizar e reforçar a resistência natural do corpo às doenças que é ligada ao cheng qi ou “qi normal”. Qi é a energia vital em circuito com o universo para o revigoramento da harmonia fisiológica,e mental. Em resumo, o intento da Medicina Oriental é harmonizar o corpo para restauração e manutenção do balanço do qi.

Esta senhora que atendemos em nosso ambulatório, através do projeto elaborado pela minha queridíssima esposa, que tem como prioridade o atendimento humano e solidário àqueles que não podem custear seu tratamento e principalmente dar qualidade de vida ao desfavorecidos financeiramente, assim, minha esposa desenvolveu este atendimento do qual o paciente é isento de qualquer custo. Tal projeto Chama-se MÃOS QUE SE AJUDAM.
Importante dizer que as maiorias dos pacientes de acupuntura já passaram por diversos especialistas e diversos exames tomando variados tipos de medicamentos que infelizmente não surtiram os efeitos desejáveis para seus males.
Este atendimento é um destes casos aonde esta senhora vem sofrendo com dores articulares e edemas nos membros inferiores com sinais clássicos e bem definidos através de diagnóstico dado por um especialista de lombociatalgia.
Os resultados foram surpreendentes, nesta primeira sessão (8/02/2011), sendo que hoje dia 10 de fevereiro, a paciente referiu-se que as dores em sua coluna eram mínimas, bem como no seu joelho direito, contudo os edemas continuam. Ela chegou a dizer a um aluno nosso que fez a extravagância de varrer sua casa e lavar algumas peças de roupa. Claro que o nosso aluno pediu a mesma que tentasse diminuir suas atividades domésticas para que os efeitos e resultados da acupuntura tornassem-se mais eficazes e duradouros.
Espero que possa de alguma forma ajudar os colegas Acupunturistas, bem como aquelas pessoas que sofrem.
Abraços do amigo Heitor Casado.


3 comentários:

  1. OLÁ TUDO BEM? SOU A JACQUELINE DE JESUS.TAMBÉM SOU ACUPUNTURISTA, ACHEI MUITO LEGAL, O TRABALHO VOLUNTÁRIO, SE POSSÍVEL GOSTARIA DE ME INGRESSAR NELE, PARA AJUDAR AS PESSOAS. AGUARDO CONTATO.
    JACQUELINE DE JESUS

    ResponderExcluir
  2. meu e-mail docejesus@hotmail.com. Jacqueline de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline de Jesus,
    Recebi seu comentário (infelizmente de forma tardia devido a compromissos que me impediram de estar mais presente no blog), porém fico feliz em saber de sua disposição em ajudar o próximo com o seu dom, e isso muito me alegra, e me impulsiona em seguir essa árdua jornada. Estou te enviando por e-mail os locais onde atendemos e a localização de nossas escolas. A dor dos que sofrem é extremamente presente na vida dos que se dedicam a cura! E, toda ajuda é pouca para aliviar a dor deles. Como pude notar, seu Nick é Jaqueline de Jesus, isso lembra o que minha esposa sempre diz - segundo os ensinamentos de Jesus “Onde dois estiver reunido em meu nome, ali eu estarei!”, e eu acredito Onde existe alguém que sofre e outro que deseja ajudar, ele, também presente estará.
    Heitor Casado.

    ResponderExcluir